Clube de Xadrez Dix-septiense retoma suas atividades!



O Clube de Xadrez Dix-septiense - CXD lança sua página virtual!

Trata-se da primeira etapa de um projeto de revitalização do xadrez na cidade de Governador Dix-sept Rosado. Alguns amantes da deusa Caíssa e de sua arte resolveram se unir e retomar as atividades enxadrisiticas, prática esta bastante saudável e que já foi, num passado não tão remoto, um dos esportes (sim, xadrez é esporte!) mais praticado na cidade.

De meados de 1997 até dezembro do ano de 2004, data que foi realizado o último capeonato municipal de xadrez, a arte das 64 casas foi praticada em vários espaços dix-septienses, envolvendo várias gerações de enxadristas. Ainda neste período, provando a força e o reconhecimento do xadrez dix-sepetiense, foram realizados dois torneios envolvendo os melhores enxadristas do interior do RN; referida competição, conhecida como Interiorano de Xadrez,  é apoiada oficialmente pela Federação Norte-Riograndense de Xadrez! Sem falar que a cidade de Governador Dix-sept Rosado foi por muito tempo referência nos jogos escolares do RN, na modalide xadrez.

Com absoluta certeza, o Clube de Xadrez Dix-septiense retoma agora suas atividades objetivando não mais cessá-las. Em várias regiões do Brasil e do mundo, o xadrez é tratado como uma arma essencial na luta contra diversos males sociais, principalmente contra aqueles que afligem a atividade de educar crianças e jovens; a utilização do xadrez nas escolas é tema recorrente na legislação de várias localidades. Sabedor então da grande importância desta nobre arte, o CXD retoma suas atividades visando solidificar a base do xadrez na cidade com a realização de dois grandes objetivos.

O primeiro objetivo é a oficialização do CXD. Este é um passo bastante importante para que no futuro seja possível conseguir a aprovação de projetos e a arrecadação de recursos físicos e financeiros para o bom desenvolvimento do xadrez local. O CXD não será voltado a atividades de fins lucrativos. Pelo contrário. Porém, para se alavancar alguns projetos, principalmente aqueles que envolvam recursos de entidades governamentais, comumente faz-se necessários que o clube exista oficialmente e possa ser sujeito de deveres e obrigações jurídicas.

O segundo objetivo é relativo a criação de turmas voltadas ao ensino do xadrez a crianças e adolescentes, bem como, a implantação do xadrez nos espaços escolares da cidade. Como já foi dito anteriormente, é de conhecimento comum a importância do xadrez no ambiente escolar, servindo de fator agregador de conhecimentos. O CXD então buscará fazer sua parte perante a sociedade, buscando levar principalmente aos jovens e crianças (mas não exclusivamente a eles) os bônus que a prática saudável do xadrez pode propiciar.

No dia 04 de abril, a cidade de Governador Dix-sep Rosado estará comemorando a data de sua emancipação política. O xadrez estará dentre as modalidades que terão competições oficiais nesta data. A tradicional Copa 4 de Abril de Xadrez será então o marco inicial dessa nova era enxadristíca na cidade. Esperamos que Deus nos dê a necessária força, e que a deusa Caíssa possa mostrar-nos os melhores lances a serem executados nesta dura batalha de revitalizar o xadrez dix-septiense. O Clube de Xadrez Dix-septiense convida a todos a embarcarem também nesta aventura. O primeira peça foi movimentada!

0 comentários:

Postar um comentário